10 ALIMENTOS SAUDÁVEIS

ALIMENTOS PARA REDUZIR O DIABETES

Diminuir o açúcar no sangue ajuda a controlar o diabetes.

Além dos fatores genéticos os maus hábitos alimentares são os principais responsáveis por esta doença. Infelizmente cada vez mais comum. A mesma se apresenta quando a insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, começa a ser produzido de forma insuficiente. A função da insulina é armazenar a glicose, ácidos graxos e aminoácidos em seus “depósitos” distribuídos por todo o corpo, diminuindo assim o excesso de concentração no sangue.

SINTOMAS

É uma doença silenciosa no início e traiçoeira. O corpo todo sofre na verdade. Existem dois tipos de diabetes. A diabetes do tipo 1, mais comum em crianças e adolescentes. Não necessariamente associada com excesso de peso. Neste caso há pouca produção de insulina. Ou até mesmo nenhuma produção de insulina. O tratamento consiste em

  1. Aplicação de insulina
  2. Mudança na Dieta
  3. Exercícios Físicos

Já o diabetes do tipo 2 costuma aparecer mais em adultos. Trata-se neste caso geralmente de uma falha no pâncreas ao liberar a insulina. Pode acontecer de os próprios órgãos estarem resistindo ao hormônio. Este tipo sim está associado ao excesso de peso. O tratamento consiste em

  1. Medicamentos
  2. Mudança na Dieta

Bom, já deu pra perceber que a alimentação aparece no tratamentos dos dois tipos de diabetes. Então você já sabe o quanto a sua dieta é importante. Até mesmo para prevenir a diabetes.

Vamos passar  a listar os 10 alimentos que ajudarão bastante na prevenção, no controle e no tratamento da diabetes.

1 – AVEIA

Por conter uma grade quantidade de nutrientes como magnésio, ácido fólico e ômega 3, além dos limianos e flavonoides, a aveia é muito importante para a prevenção de doenças crônicas como diabetes.

2 – AZEITE DE OLIVA

A grande presença de antioxidantes e gorduras monoinsaturadas tornam o azeite de oliva tão especial para diminuir a glicose. Ideal para perda de peso. O azeite extra virgem possui mais de 30 agentes antioxidantes e anti-inflamatórios.

3 – CASTANHAS E SEMENTES

Exemplo girassol, gergelim, castanha do pará e nozes.

Elas são importantes por possuírem gorduras naturais, fibra e vitamina. E isto ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue.

DICA: emergir as nozes em água durante a noite. Isso evita a ação de imitadores enzimáticos.

4 – IOGURTE NATURAL

Ele atenderá as necessidades de cálcio e diminuir a resistência à insulina. Pode consumir com cereais, com frutas ou puro.

5 – CANELA E CASTANHA

Para ajudar o metabolismo essa dupla armazena carboidratos na quantidade necessária evitando que seu colesterol suba.

 6 – FEIJÃO

O feijão nos atende muito bem pois nos fornecem fibras minerais, magnésio e potássio. Além disso, ao retardar o processo de digestão eles acabam por estabilizar o nível de glicose no sangue. Adicione-se à lista o grão de bico e a lentilha.

7 – BATATA DOCE

Muito rico em antioxidantes como a vitamina A e vitamina C. Pode-se sem consumir com tranquilidade, pois possui baixo índice glicêmico.

DICA: Consumir com casca e tudo. É onde se encontram os nutrientes em maior quantidade.

8 – VEGETAIS E FOLHAS VERDES

Por possuírem um baixo nível de carboidratos e calorias os vegetais e as folhas verdes são ótimos alimentos. Além disso o alto nível de minerais, fibras e vitamina C contribuem em muito para a queda dos níveis de glicose. Exemplos: salsa, acelga e repolho.

9 – PEIXES RICOS ÔMEGA 3

Os peixes ricos em gordura como o bacalhau, salmão, atum e a sardinha são importantíssimos para quem tem diabetes e problemas cardíacos.

Se puder substituir a carne por estes peixes… ótimo. Já que os mesmo são excelentes fontes de ômega 3.

10 – FRUTAS VERMELHAS

A grande vantagem delas é que substituem os doces, que são na verdade os grandes inimigos do diabetes. Exemplos: amora e framboesa. Ricos em vitaminas, fibras e antioxidantes que além de tudo, segundo estudos, ajudam a prevenir o câncer.

Enfim, no fim das contas o importante é ter uma dieta bem balanceada não se excedendo em nada. Além disso, a atividade física é sempre recomendada.

Sáude!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp