DICAS DE CONGELAMENTO DE ALIMENTOS

Afinal, o que podemos congelar perdemos nutrientes ao descongelar?

Estas perguntas estão na cabeça de todas nós, não é mesmo? Vamos aqui tirar algumas dúvidas a respeito do assunto.

PERDA DE NUTRIENTES

Esta é uma dúvida recorrente. Podemos dizer sem pestanejar que a resposta é: SIM.

Positivo, alguns nutrientes são perdidos. Principalmente em função das temperaturas a que são submetidos. Alguns alimentos são sensíveis a frio e outros são sensíveis ao calor.

Exatamente por este motivo, os alimentos também perdem alguns nutrientes quando cozinhamos. Um exemplo é a vitamina C. Por isso é importante também o consumo de alimentos crus. Alimentos frescos são mais ricos em nutrientes.

A principal perda se dá na água que sai do alimento durante o descongelamento. Uma dica importante é manter o líquido que sai ao máximo com o alimento. Quando descongelamos sopa, por exemplo, aquecemos com o caldo. Então perdemos menos, pois ao aquecer reutilizamos o caldo. O mesmo acontece com o feijão.

O QUE PODEMOS CONGELAR?

 Outra pergunta muito comum é essa: O que nós afinal de contas podemos congelar?

Bem, nós podemos congelar frutas e utilizarmos para o preparo de vitaminadas, para sucos, para receitas de bolos em que a fruta é batida.

Dependendo da maneira que você vai utilizar, você também pode congelar vegetais. Hoje em dia encontramos até em supermercados os vegetais congelados.

Aqui eu vou te contar um segredinho: convém fazer um pré-cozimento. Assim: corte os vegetais em pedaços menores. Coloque água para ferver. Reserve também um pote com água e gelo. Quando a água estiver fervendo coloque o vegetal dentro dela. Espere um tempinho, depois tire e coloque na água com gelo para interromper o cozimento. Depois disso deixe-o secar coloque em potinhos e leve direto ao freezer. Pronto! Ele estará pré-cozido. Você utilizará este vegetal para receitas de terminará de cozinhá-los. Evidentemente que não funciona para todos os vegetais. Alface, tomate, pepino, couve-flor, espinafre não funcionam.

BOLOS E PÃES

Também podem ser congelados. Pão de queijo cru para assar na hora que for consumir. O bolo deverá ser fatiado e guardado em recipientes. Descongele no forno. Também pode optar por deixa-lo descongelando em temperatura ambiente e depois terminar no forno. O pão fatiado poderá ir direto para a torradeira só para aquecer. Fica como se estivesse chegando da padaria.

FEIJÃO COZIDO

Podemos congelar também alimentos cozidos. Feijão, grão de bico, carne, escondidinho, lasanha. Uma dica bem legal para os alimentos que utilizam recipientes no forno e não ficar sem ele na cozinha enquanto estiverem no freezer. Bandeja por exemplo. Faça o seguinte: antes forre a forma ou bandeja com papel manteiga ou papel alumínio, de tal forma que sobre para os lados. Leve ao forno. Ao terminar você embrulha o alimento leva para congelar. Quando estiver bem sólido você retira o alimento que vai estar embrulhado e libera a forma ou bandeja. Legal, né? Coloca em um saco e volta para o congelador.

LEITE

Também pode ser congelado. Assim como o iogurte. Utilize-os em receitas que peçam leite ou iogurte. Assim, a pequena mudança na textura não será percebida.

Espero que estas dicas sejam úteis para você.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp