DICAS PARA ORGANIZAR TUDO NA GELADEIRA

Você acaba de chegar do supermercado, cansada… a vontade que dá é jogar tudo em cima da mesa e estalar os dedos e… plim! Tudo arrumado. Como mágica. Mas não é assim. Então, mãos à obra.

Precisamos definir alguns critérios antes de mais nada. Antes de tudo precisamos higienizar os alimentos. Existe sim uma forma correta de fazermos isso. Vamos primeiro entender rapidinho como funciona uma geladeira. Tem um compressor que gera ventilação. Tem um gás que gela o vento. Como o vento frio é pesado tem a tendência de descer. Ssim sendo ele vai descendo dentro da geladeira até atingir todos os compartimentos da mesma. Quando chega lá em baixo, ele já está maior. Aí ele sobe, entra no compressor é resfriado e volta a circular. E o ciclo é repetido infinitas vezes. Logo você já pode deduzir que a parte de cima seria a mais fria, certo? Acertou.

Parte de Cima

Bom, sendo assim, nós vamos começar por aqui. Na parte de cima colocamos perecíveis como carnes, leites e derivados. Jamais coloque latas abertas. Sabe por que As latas vêm de fábrica com um verniz protetor. Quando abrimos, partimos esse verniz. O que fazer? Pegamos um recipiente plástico ou mesmo de vidro, coloque todo o alimento restante da lata, fecha e guarda. Pode ser na porta ou até mesmo na segunda prateleira.

Ovos

Nunca guarde os ovos na porta. Sabe por que? Ovo é muito perecível. A porta é a parte que mais sofre com o abre e fecha. Eles devem estar bem refrigerados. Além disso ao bater a porta algum ovo pode rachar. Assim, coloque sempre na parte superior ou na segunda prateleira.

Porta

Na porta nós podemos colocar o vinagre, algumas frutas. IMPORTANTE: Não guarde as frutas no saco ou sacola do supermercado. Retire-as dos sacos, higienize-as e coloque em um saco novo.. É recomendado deixar uma abertura no saco. Por que As frutas e as hortaliças respiram. E daí armazene na parte menos fria da geladeira.

Como tirar o mau cheiro da geladeira?

É simples. Você vai usar o bicarbonato de sódio. Coloque um pouquinho num recipiente com um pouco de água(pode ser um vidrinho). Coloque na primeira prateleira. Lá no fundinho. No lado direito. Uma vez por semana você vai lá e mexe com uma colherzinha. Uma vez por mês você troca a mistura por uma nova. Pronto!

Inimigos da Geladeira

A geladeira tem dois inimigos declarados: a umidade e a temperatura.

Explicando: se sua geladeira estiver muito quente será ruim. Se estiver frio demais não será bom. Da mesma forma a umidade. Por isso devemos guardar as hortaliças bem sequinhas. Lembre-se: a umidade é uma vilã da geladeira.

Duração da Conservação em Geladeira

Legumes

São bem duráveis, já que eles podem ser congelados crus ou pré-cozidos. Beterraba, cenoura, batata, mandioca e nabo são os mais resistentes. Duram mais de 1 mês. Desde que acondicionados com papel.

Verduras

As mais duráveis são: Repolho e Couve.

Frutas

Maçãs e Peras podem durar até 4 semanas. Manga, abacate, goiaba podem durar até 2 semanas. Laranja, limão, tangerina e abacaxi duram em média 1 semana.

Guarde-os nas gavetas específicas para eles. Mas não deixe a gaveta cheia. O ar não circulará.

Alimentos Prontos

A rigor, os alimentos cozidos devem ser guardados por até 4 dias na geladeira. Se for no freezer é bom distribuir em vários recipientes de vidro e bem fechados.

Resumo:

Parte Superior: iogurte, maionese, queijo, patê, presunto e ovos.

Primeira Prateleira: Alimentos Cozidos

Segunda Prateleira: Carne e peixes descongelando

Gavetas: Frutas e Legumes Frescos

Porta: Leite, sucos, geleias, água, azeitona, vinagre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp