HIGIENIZANDO ALIMENTOS

É de suma importância a higienização das verduras, frutas e legumes que consumimos. Saiba que muito provavelmente eles contêm parasitas. Isso mesmo, as frutas, legumes e verduras que compramos nas feiras ou nos supermercados contêm parasitas que fazem mal à nossa saúde.

O que fazer

A primeira coisa que devemos fazer ao chegar em casa é lavar bem em água corrente todos eles. Desta forma já estaremos eliminando qualquer vestígio de terra ou bichinhos  que conseguimos ver. Em seguida iremos aplicar duas soluções diferentes nas folhas. Mas calma! É bem simples.

As duas soluções mágicas

Solução A

Vamos usar água oxigenada 10 volumes diluída em água. Na seguinte proporção:

Para 500 ml da Solução A:

485 ml de água + 15 ml de água oxigenada (colher de sopa).

Misture a Solução e borrife sobre as folhas.

Um detalhe importante: Nós nunca conseguiremos tirar os agrotóxicos dos alimentos. Uma vez que tenha sido plantado com agrotóxico… crescerá com agrotóxico.

Se lhe oferecerem um produto mágico que tira o agrotóxico dos alimentos…hummm. cuidado! Isso é impossível!

Mas voltando: você vai borrifando as folhas e separando uma a uma.

Solução B

Vamos borrifar vinagre de maçã. Nem precisa diluir em nada. O próprio vinagre de maçã borrifado já é um excelente higienizador. Se puder comprar o vinagre de mação orgânico melhor ainda.

Pronto! Agora é só deixar secar. Não precisa enxugar. Só deixe secar bem em temperatura ambiente.

O uso das Soluções são indicados para as frutas, legumes e verduras que você irá consumir in natura.

DICA:

Depois de secos, guarde em um pote com papel toalha no fundo. Ele puxará toda a umidade das folhas. Quando ficar muito úmido. Troque de novo o papel toalha do fundo. Desta forma você terá as folhas sempre fresquinhas e durinhas para o consumo. Mas lembre-se: você deve guardá-las bem sequinhas. E não corte. Do contrário elas irão escurecer e ficar mole. Outra coisa: não coloque azeite ou molho de salada nas folhas. Feche bem o potinho e guarde na geladeira.

As higienizadas você também pode deixar na geladeira. Inclusive as frutas com casca e tudo.

Se você for cozinhar ou refogar uma folha ou um legume refogado, que vá ao forno ou que leve calor não precisamos usar as soluções. Apenas lave bem com água corrente. O próprio calor já vai matar esses micro-organismos.

Outras formas de higienizar:

Hipoclorito

Outra opção é a utilização do hipoclorito. Nos verdurões ou supermercados existem Soluções prontas. Use-os pingando 20 gotas para cada litro de água.

Água Sanitária

Uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água. Muito importante a quantidade de água ser observada. Assim a Solução não ficará tão concentrada. Em seguida você poderá mergulhar todas as folhas, legumes e frutas na Solução. Até os ovos podem ser mergulhados. Sim, os ovos não vêm tão limpinhos da granja. Uma vez mergulhados na Solução, deixe-os mergulhados por uns 10 a 15 minutos. Depois jogue fora a água e enxágue em água corrente.

Atenção: Não use sabão e esponja para lavar as folhas. Isso contamina quimicamente as hortaliças.

LEMBRE-SE: Faça isso assim que chegar em casa. Se deixar para depois você corre o risco de contaminar o produtos que já tem em casa.

Fazendo desta forma você estará evitando doenças e até intoxicação alimentar.

Isso se chama segurança alimentar.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp